segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Funerárias lucram com "mortalha do futebol"; descubra os times mais lembrados no caixão

Torcedores roxos fazem questão de levar a paixão pelo seu time estampando escudos de futebol nos mantos brancos em cetim que cobrem os corpos no caixão

Mortalha com escudo do time São Paulo disputa espaço com mantos religiosos em feira funerária

Dá para levar a paixão pelo futebol até o túmulo? Organizadores de velório já acordaram para as necessidades dos torcedores roxos e começaram a oferecer a opção de o morto ser enterrado com o escudo do seu time do coração estampado no peito. Em São Paulo, uma empresa fabrica, por mês, cerca de 50 mantos em cetim com os símbolos dos times, vendendo principalmente para funerárias no Rio e São Paulo. O dono da Funearte, que produz acessórios como véus, mantos e velas, diz que lançou o produto a pedido dos clientes
-As pessoas improvisavam colocando a bandeira do time ou vestindo o morto com o uniforme. Vi isso e tive a ideia de colocar as peças no mercado, diz Marcelo Tcacenco, proprietário da Funeart..
.
Quais os times mais lembrados no caixão? Marcelo afirma que aqueles com maiores torcidas no país são os preferidos. Os mantos mais vendidos são os com os escudos do Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos. No Rio, Flamengo, Vasco e Fluminense lideram as vendas nas funerárias..
.
As mortalhas do futebol representam uma fatia pequena (só 2%) da produção da empresa, mas a procura é crescente, segundo Marcelo. Cada manto sai por R$ 12..
.
- Há quem compre os mantos com antecedência, seja para guardar ou tirar sarro presenteando um cunhado, conta o empresário..
.
Na sua avaliação, o funeral é um momento de dor e saudade, e famílias apaixonadas pelo esporte mais famoso do país consideram uma homenagem vestir o cadáver de um amigo ou parente com a mortalha com o símbolo de um time de futebol.

- O brasileiro é fanático: quando o filho nasce, já põe uma camisa do time e leva para o estádio. Na hora da morte, ele quer também expressar essa lembrança dos jogos que compartilharam juntos.

Nenhum comentário: