quarta-feira, 23 de junho de 2010

Informações Sobre Corrente De Emails




O que é corrente de emails, como podemos evitar e qual o seu real significado.
A respeito desse assunto o nobre colega de trabalho Clayton do ATI juazeiro fez um levatamento sobre esses questionamentos e repasso através do blog para os demais tirarem sua eventuais duvidas e cuidados que devem ter com a leitura e o manuseio de sua caixa postal.

Segue abaixo a recomendação:
"Quem nunca recebeu algum e-mail de um amigo contendo alguma mensagem um texto,fotos ou vídeos engraçados, mensagens de amor, amizade, fé, e algumas contendo histórias de crianças doentes precisando de ajuda? O mais curioso é que geralmente essas mensagens terminam pedindo pra você repassar a mensagem a todos os seus amigos. Se você reenviou esta mensagem ou outras similares a esta, há uma grande possibilidade de que seu e-mail esteja presente nos inúmeros cadastros que atualmente se vendem pela Internet, visando ao envio de mensagens não solicitadas, geralmente de cunho comercial, o famoso SPAM. Caso, dentro de alguns dias, passe a receber vários e-mails de remetentes que você certamente não conhece, não se assuste, você foi vítima de spammers (como são
conhecidos os que enviam spam).
Este tipo de mensagem que pede pra você reenviar a todos os seus amigos chama-se Corrente de e-mail e funciona da seguinte forma: Um hacker inventa uma história de uma criança doente que precisa urgentemente fazer uma operação ou comprar um remédio que é muito caro, mas que encontrou uma empresa que se dispôs a ajudar. É dito no e-mail que se você repassar o e-mail aos seus amigos a empresa pagará x centavos à mãe da criança até que ela possa fazer o tratamento. Mas devem-se fazer algumas considerações a respeito dessa história:
1. Quem é a criança? Onde mora?
2. Porque essa história não saiu na TV ou no jornal?
3. Qual é a empresa que resolveu ajudar?
4. Porque essa empresa simplesmente não dá o dinheiro à mãe, ao invés de ficar
fazendo propaganda com as desgraças alheias?
E a principal das perguntas:
5. Como a empresa poderá saber quando e a quantos amigos eu repassei o e-mail?

Daí você se pergunta: por que alguém iria inventar uma história dessas? Simples: um hacker cria a mensagem e repassa pra 10 amigos dele. Cada um desses 10 amigos reenvia o e-mail pra mais 10, que reenviam para mais 8, e assim por diante. A mensagem roda por todo o Brasil (ou até mesmo por outros países) e algum dia chega de novo no e-mail do hacker, porém agora ela contém na parte superior uma lista enorme de endereços de emails das pessoas que reenviaram a mensagem. O hacker cadastra todos esses endereços de e-mail num programa e vende a alguma empresa, que por sua vez irá usar esses endereços pra ficar enviando e-mails com propaganda dos seus produtos, que na maioria das vezes você não está interessado em comprar. Isso quando o hacker não utiliza o seu
endereço de e-mail pra lhe enviar um vírus que irá tentar roubar seus números de cartão de crédito, senhas de banco, destruir seus arquivos, etc.

O conteúdo das correntes de e-mail costuma ser:
As geralmente bem-vindas:
· mídias de humor: textos, fotos, power-point, sons e/ou vídeos engraçados;
· uma mensagem positiva de moral, amor ou amizade, etc.
As neutras:
· correntes fantasiosas ou místicas do tipo: "se você não enviar para 10 amigos você
terá 10 dias de azar";
· um informativo, como um alerta de vírus, muitas vezes falso, ou de um desastre
ambiental;
· crianças desaparecidas ou doentes, muitas vezes histórias falsas, etc.
As prejudiciais (também considerado spam nestes casos):
· golpes, como o pedido para depósito numa conta de alguém supostamente doente;
· divulgação de algum produto, empresa, promoção ou item comercial, etc.
Mas não se engane! Seja qual for a mensagem, se você for incentivado a repassar adiante, não faça isso! Na grande maioria das vezes a melhor atitude ao receber um e-mail de um remetente desconhecido é excluí-lo. Sempre suspeite de qualquer mensagem contendo informação duvidosa, polêmica, alarmante, histórias comovedoras, mensagens positivas,etc".



Nenhum comentário: